31/03/2014

A casa de dentro

Uma casa se constrói estando nela. De paixões e ódios, todos passageiros, em torno de sua construção. Uma casa retrata o potencial que temos de empreender em favor de um lugar. De uma casa todos precisamos. Um teto para morar, viver, uma residência. Não interessa se ela é a casa dos sonhos ou aquela alternativa possível, dentre as possibilidades, a casa é sua.
Se é minha, vou pintar com minhas cores favoritas, encher as paredes de quadros, decorar com o meu estilo, fazer aquele ambiente o local ideal para viver bem. Uma casa não se constrói apenas de paredes, teto, forro, portas e janelas. É necessário vesti-la, deixá-la aconchegante. Nada mais apropriado do que torná-la um retrato de quem a habita. Zen ou caótico, conforme o dia, é possível sentir o ambiente. No espaço físico há energias que transitam permanentemente. Também pode haver luz ou ser sombria, ser quente ou fria, tudo deve ser pensado para torná-la mais aconchegante.

A casa a qual habitamos, o nosso corpo, não é diferente. Também merece ser cuidada para tornar-se acolhedora para a nossa alma. Se descuidarmos da casa de dentro, sentimos como se tivéssemos um sinal de alarme soando dentro de nós. É preciso ouvi-lo antes que se transforme num problema de saúde. Cuidar de si é como regar as plantas no jardim, não podemos esquecer um dia sequer de regá-las. Também somos regados por alimentos saudáveis, exercícios para o corpo e movimentos para alma. É necessário movimentar a alma, refazer os significados, reconstruir a casa de dentro, quando suas paredes ameaçam despencar. A casa de dentro é mais importante do que a casa em que vivemos no plano físico, pois sem ela não podemos desfrutar de nada do que construímos.
Foto: Larissa Scherer

Sem comentários:

Enviar um comentário