08/11/2015

Coleção "O Mundo da Criança"


E a minha lembrança hoje foi a coleção "O Mundo da Criança" (1978). Líamos os livros dessa coleção pois os romances não chegavam com tanta facilidade no interior do RS. Minha mãe comprava as ditas coleções de um viajante.
O sonho da classe média, nos anos 80, era ter uma enciclopédia na estante. Aprendi com esses livros como funciona o corpo humano, por que troveja, como são formadas as nuvens e tantas outras descobertas da infância. Hoje as pessoas digitam no Google e tudo aparece prontamente. Nós buscávamos na enciclopédia Barsa ou nos livros que povoavam a nossa estante. Após alguns anos, eles ficaram obsoletos, então, foram doados ou guardados em alguma caixa.
Essa coleção continua conosco. Dia desses, minha sobrinha, de 10 anos, estava absorta, sentada na sala, lendo um dos volumes com muita atenção. Talvez tenha encontrado em algum volume algumas explicações sobre o corpo humano e como as crianças nascem. Esse era o volume mais disputado pela gurizada. As informações eram consultadas em livros ou explicadas pelos pais.
Hoje os tablets fazem a festa. E as enciclopédias estão online. Inclusive existe o Wikipédia, feito de verbetes colaborativos e gratuitos, bem interessante! Longa vida ao Wikipédia e também à nossa coleçãozinha do coração, um "mundo da criança" e que ainda faz parte de quem sou!

Do Vol. 14 - "Eu sou assim" - O Mundo da Criança (1978)





5 comentários:

  1. Que saudades esse post me deu! A coleção Mundo da Criança fez parte da minha infância. Passava horas lendo e relendo estes livros. Acho até que o fato de ter me formado em engenharia foi influência do volume Fazendo e Brincando. Montei quase todos os brinquedos que ensinava no livro. Lembro da frota naval feita com pedaços de tábuas e cabos de vassoura, do tratorzinho feito com carretel de pipa, elástico e vela. Muito bom relembrar isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai gente chorando aqui de tanta sdd.Lia tudo,pena q crescemos e nao vejo interesse nas criancas aqui e infelizmente nossas colecoes foram todas doadas.Enciclopedia delta universal,o de corte e costura,delta junior e outras q enchiam as estantes.Sdd sdd

      Eliminar
  2. Chegou a encher os olhos de lagrimas...

    ResponderEliminar
  3. Hoje conversando com uma kga, relambramos esses livros... Era apaixonante, como foi importante pra mim... Amava os contos, os livros sobre os animais... Incríve!! Gostaria muito de ter ainda essa coleção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que legal alguem em 2021 relembrando da mesma coisa.Sdd desse tempo.

      Eliminar